Decoração para ambientes compactos



Arquitetura

A aparente falta de espaço de ambientes pequenos pode ser facilmente compensada com um bom planejamento de decoração para ambientes compactos. Afinal de contas, não é à toa que esses ambientes, principalmente os apartamentos, são as principais tendências do mercado imobiliário dos últimos anos.

Aliás, essa ideia de conforto planejado é um conceito que anda de mãos dadas com o minimalismo, no qual “menos é mais”. Muito em alta em imóveis na Europa e nos EUA, os adeptos levam em conta que com menos objetos para cuidar e guardar, sobre mais tempo e espaço para vivências e experiências.

Bom, então se você vai se mudar ou pensa em reforçar o seu compacto, confira algumas dicas bem interessantes de decoração para ambientes compactos para deixá-lo bem aconchegante.

1. Antes de tudo, utilize cores claras

Cores de tonalidades claras certamente proporcionam uma sensação de amplitude, sendo as mais indicadas para ambientes compactos.

Mas, calma! Dá para mesclar as cores de modo que não fique tudo monótono. Uma dica, por exemplo, é escolher uma das paredes de determinado ambiente para ser o destaque – seja com uma cor mais forte ou com um revestimento que dê um toque de charme e elegância ao local. Um revestimento em madeira, por exemplo, garante tudo isso acrescido de um toque de conforto.

2. A decoração para ambientes compactos pede móveis compactos

Isso faz todo o sentido, mas nem sempre conseguimos levar esse conceito à prática, seja nos móveis ou nos equipamentos eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Nesses casos, sempre pense em levar a melhor opção, mas que seja compacto. Por exemplo, uma televisão de LCD mais fina,  pufes em vez de várias poltronas largas, estantes sob medida para o ambiente. Mesmo que possa custar um pouco mais caro, o custo-benefício será melhor em relação ao conforto, e à manutenção dos objetos.

3. Não se esqueça dos móveis com compartimentos secretos

A gente sempre fala aqui na Revista Imob sobre as maravilhas de ter em casa ou no apartamento aqueles móveis que cumprem várias funções, pois eles são ótimas peças de decoração para ambientes compactos que ajudam a manter tudo organizado. Estamos falando dos móveis multifuncionais.

Exemplos:

  • beliches no quarto das crianças;
  • sofá cama para a sala e para o escritório, que pode servir para acomodar hóspedes;
  • cama box com gaveteiro;
  • cama suspensa com escrivaninha;
  • pufes com baú interno, que também podem servir como apoio e mesa de centro;
  • mesas estendidas e retráteis;
  • kits de armários para cozinhas;
  • armários multiuso.

4. Invista em espelhos na decoração de ambientes compactos

Além de proporcionarem a sensação de amplitude, os espelhos também são ótimos aliados na iluminação dos ambientes, sendo, portanto, boas ferramentas de decoração para ambientes compactos.

Os espelhos maiores, por exemplo, podem ficar ótimos no hall, na sala de jantar, na parede em frente à porta de entrada e também nos roupeiros, ainda mais se eles tiverem portas de correr.

Outra dica que pode dar ainda mais elegância e sofisticação é reservar parte da parede para criar um mosaico de espelhos, com tamanhos e formas variadas, gerando uma figura única. Mas cuidado para que eles proporcionem uma amplitude com conforto, pois, dependendo do que eles refletem, podem gerar um efeito negativo.

5. Fazer o pé direito parecer maior é outro truque de decoração para ambientes compactos

Se o pé direito do seu imóvel compacto for baixo, você pode utilizar alguns truques para dar a sensação de que as paredes são mais altas, tais como:

  • não pinte as paredes até onde elas se encontram com o teto. Deixe uma pequena margem e pinte o teto até os centímetros abaixo dele, pegando um pouco da parede.
  • Pinte o teto com o tom mais claro e mais iluminado do que a parede. Por exemplo, se a parede tiver tom pastel, pinte o teto de branco, incluindo aquela margem de cima. Isso dará a ilusão de que o ambiente ganhou uns centímetros extras.
  • Invista em móveis mais baixos, como racks sem painel, futons no chão, chaises, mesas de centro baixinhas e outros itens que tenham a largura maior que a altura, criando uma distância maior entre o teto e esses móveis.
  • Use cortinas compridas fixadas próximas ao teto, garantindo maior fluidez e a sensação de pé direito mais alto, sem falar na sensação de aconchego que elas proporcionam ao ambiente.

E então, gostou das dicas de decoração para ambientes compactos? Está na hora de falarmos sobre organização.

Separamos agora algumas dicas de como você pode organizar as roupas de todos os moradores do seu apartamento compacto. Até a próxima!


Compartilhe esse conteúdo nas redes:

PUBLICIDADE Absoluto – Pronto para Morar

Leia Também

Economia

Já pensou em chegar ao trabalho em cinco minutos?

Você sabia que nós passamos, em média, nas capitais brasileiras, duas horas e vinte e oito minutos por dia no trânsito, quando queremos...
Sustentabilidade

Wellness: Uma vida sustentável

À primeira vista, a palavra wellness pode soar estranha para alguns, mas o seu significado pode ser reconhecido na vida...