Conteúdo de credibilidade sobre o mercado imobiliário, por

Os segredos para a decoração de apartamentos compactos



Arquitetura

A decoração de apartamentos compactos pode colocar muita gente em dúvida. Afinal, dá para viver em um espaço compacto, e, ao mesmo tempo, confortável?

A resposta é sim! Dá para viver confortavelmente em apartamentos menores; aliás, não é à toa que eles são tendência na sociedade atual. O conceito de morar bem não tem mais a ver com ter uma casa grande, mas em viver em um local prático, aconchegante e com uma localização estratégica para simplificar a vida – já até falamos sobre esse assunto neste artigo aqui.

Então, na hora de iniciar a decoração do seu apartamento compacto, o desafio é se planejar para deixá-lo convidativo, arejado e o melhor lugar do mundo para você.

Vamos aos segredos de decoração de apartamentos compactos?

Segredo 1: áreas integradas

Em apartamentos compactos, menos é sempre mais – o que inclui paredes e divisórias. Dessa forma, você consegue arejar e a ampliar o ambiente, integrando as áreas de convívio social e mantendo a privacidade nos ambientes íntimos, como nos quartos.

Você pode integrar, por exemplo:

  • a sala, a copa e a cozinha;
  • a sala e a varanda;
  • o escritório, a varanda e a sala.

A ideia é manter a família integrada, melhorar o espaço para receber as visitas e otimizar a organização dos ambientes.

Segredo 2: móveis planejados

Nem é preciso dizer que os móveis planejados são um dos principais segredos para a decoração de ambiente compactos, não é mesmo?

Eles são fundamentais porque permitem que você aproveite cada cantinho disponível e mantenha tudo organizado, deixando a área livre para a circulação.

Mas o que pode ser planejado? Praticamente tudo! Desde os armários de todos os ambientes (como quartos, sala, cozinha e banheiros) até mesmo os demais móveis, como mesas, camas, sofás, bancadas, painéis de TV, etc.

Aliás, ao planejar, lembre-se de tentar proporcionar o máximo de funções possíveis aos móveis, tornando-os multifuncionais. Exemplos: sofás camas, camas com gaveteiros, pufes com baú, etc.

Segredo 3: decoração minimalista

Além de ser sofisticada, uma decoração minimalista cria ambientes amplos e evita aquele excesso de informações que podem gerar desorganização nos apartamentos compactos.

Muitos objetos, muitos quadros na parede, muitas cores diferentes, muitos eletrodomésticos… É muita coisa para lidar na rotina de organização, não é mesmo? Então, capriche na escolhe de poucos objetos e de tons sóbrios – que podem fazer contraste com alguma parede colorida ou uma escultura em destaque, que tal?

Aliás, outra boa dica de decoração de apartamentos compactos é a utilização de plantas. Nos lugares certos, elas trazem conforto, alegria, paz e muito frescor ao ambiente.

Segredo 4: espelhos

Esse é um dos segredos clássicos da decoração de apartamentos compactos.

Se forem estrategicamente posicionados, eles dão a sensação de que o ambiente é maior e, ainda, ajudam a destacar um objeto ou determinado espaço dos demais, deixando o ambiente sofisticado.

Segredo 5: móveis arredondados e portas de correr

Se o objetivo é facilitar a circulação dos moradores do apartamento compacto, então os móveis de cantos arredondados podem ajudar a cumprir esse objetivo – e evitar aqueles inconvenientes de esbarrar nas quinas deles. Cadeiras, mesas, prateleiras, estantes, vasos de plantas e tudo o que você puder ter com cantos arredondados, está valendo.

E quanto às portas de correr? Bom, elas são muito úteis em espaços pequenos por dispensarem aquela área de abertura delas. Aliás, esses cantos podem até ser aproveitados.

Considere, também, instalar essas portas nos armários e roupeiros, pois como os quartos os ambientes são pequenos, eles deixam o espaço melhor aproveitado para a circulação.

Segredo 6: pisos uniformes

Por fim, esse é um ótimo segredo de decoração de apartamentos compactos. O fato é que diferentes tipos de pisos, que ajudam a delimitar os espaços, acabam transmitindo a sensação de que eles são ainda menores nesses imóveis.

Para acabar com isso, utilize um único tipo de revestimento para o piso em seu apartamento compacto. Certamente isso proporcionará maior amplitude a ele.

Quer uma sugestão? O cimento queimado, que vai bem todas as áreas, incluindo nas úmidas, como em banheiros e lavanderia. Esse piso é fácil de limpar, é ideal para crianças e animais (já que não absorve água, como os laminados e os tacos), e, ainda, dá aquele frescor ao ambiente – ainda mais no calor de Fortaleza!

Bom, esses foram os principais segredos de decoração de apartamentos compactos. Se você tem outras dicas, compartilhe conosco!

Aproveite e conheça algumas ideias para (re)utilizar em sua casa, deixando-a organizada e sustentável. Até a próxima!


Compartilhe esse conteúdo nas redes:

PUBLICIDADE Absoluto – Pronto para Morar

Leia Também

Arquitetura

Arquitetura Moderna: A nova concepção em arquitetura

Desde a Semana de Arte Moderna de 1922 que a arquitetura contemporânea vem invadindo as cidades de todo o Brasil. No Litoral Norte de São...
Faça você mesmo

Por que utilizar móveis multifuncionais?

Vai se mudar ou reformar? Então você precisa conhecer as vantagens que os móveis multifuncionais trazem para sua casa, seu apartamento...