Conteúdo de credibilidade sobre o mercado imobiliário, por

Dicas para quem vai construir ou reformar



Economia

Fazer planos e imaginar o domicilio com a personalidade da família é bem comum, por isso optar por construir ou reformar uma residência pode ser uma ótima opção. O primeiro passo é fazer um planejamento de quanto poderá gastar, esse orçamento deve ser levado em conta desde o projeto, para não haver surpresa durante a construção.

Depois você deve fazer a contratação de um arquiteto ou engenheiro civil que te ajudará, não só com o imóvel em si, mas também com a parte burocrática e legalização. Contratar mão de obra qualificada é de extrema importância, afinal, o profissional traduzirá o que você espera para o papel e, posteriormente, para a realidade. Você deve informar tudo o que deseja a fim de que o arquiteto ou engenheiro te auxilie com a viabilidade e também ofereça soluções práticas para o que não pode ser feito.

Mesmo que você não tenha planos de vender a casa, a necessidade de uma família muda com o passar do tempo e alguns detalhes podem desvalorizar o imóvel, enquanto outros são mais atrativos para o mercado imobiliário.

Com a finalização da planta é preciso verificar se você já possui a documentação necessária para começar as obras, basicamente são:

  • Projeto arquitetônico aprovado pela prefeitura;
  • Alvará de construção e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do responsável técnico pela obra;
  • Matrícula da obra.

Ainda existem alguns documentos que são específicos em alguns casos, como licenças ambientais e autorizações, por isso o melhor é consultar o especialista responsável para que não surjam imprevistos durante a obra.

A partir daí entra em cena a construtora, antes de contratar qualquer serviço o ideal é buscar referências, como outros trabalhos. Nem sempre é fácil encontrar bons profissionais na área, por isso o investimento em mão de obra de qualidade vale à pena, o mesmo se aplica aos materiais que serão usados, o segredo para economizar nesses casos é pesquisar e investir em produtos de qualidade, que duram por mais tempo, evitando problemas futuros.

Tags:

Compartilhe esse conteúdo nas redes:

PUBLICIDADE Absoluto – Pronto para Morar

Leia Também

Economia

Custos de condomínio: Como posso me preparar?

Os custos de condomínio são parte importante da decisão de morar em um apartamento. Vantagens como área de lazer, vagas reservadas de...
Economia

Financiamento direto com a construtora: Como funciona?

Fazer um financiamento direto com a construtora é um caminho para aquisição do seu imóvel que pode oferecer algumas facilidades....