Dicas para quem vai construir ou reformar



Economia

Fazer planos e imaginar o domicilio com a personalidade da família é bem comum, por isso optar por construir ou reformar uma residência pode ser uma ótima opção. O primeiro passo é fazer um planejamento de quanto poderá gastar, esse orçamento deve ser levado em conta desde o projeto, para não haver surpresa durante a construção.

Depois você deve fazer a contratação de um arquiteto ou engenheiro civil que te ajudará, não só com o imóvel em si, mas também com a parte burocrática e legalização. Contratar mão de obra qualificada é de extrema importância, afinal, o profissional traduzirá o que você espera para o papel e, posteriormente, para a realidade. Você deve informar tudo o que deseja a fim de que o arquiteto ou engenheiro te auxilie com a viabilidade e também ofereça soluções práticas para o que não pode ser feito.

Mesmo que você não tenha planos de vender a casa, a necessidade de uma família muda com o passar do tempo e alguns detalhes podem desvalorizar o imóvel, enquanto outros são mais atrativos para o mercado imobiliário.

Com a finalização da planta é preciso verificar se você já possui a documentação necessária para começar as obras, basicamente são:

  • Projeto arquitetônico aprovado pela prefeitura;
  • Alvará de construção e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do responsável técnico pela obra;
  • Matrícula da obra.

Ainda existem alguns documentos que são específicos em alguns casos, como licenças ambientais e autorizações, por isso o melhor é consultar o especialista responsável para que não surjam imprevistos durante a obra.

A partir daí entra em cena a construtora, antes de contratar qualquer serviço o ideal é buscar referências, como outros trabalhos. Nem sempre é fácil encontrar bons profissionais na área, por isso o investimento em mão de obra de qualidade vale à pena, o mesmo se aplica aos materiais que serão usados, o segredo para economizar nesses casos é pesquisar e investir em produtos de qualidade, que duram por mais tempo, evitando problemas futuros.

Tags:

Compartilhe esse conteúdo nas redes:

PUBLICIDADE Absoluto – Pronto para Morar

Leia Também

Economia

Casa própria: comprar ou construir? Descubra as vantagens de cada opção

O sonho de ter a casa própria é comum em oito a cada dez famílias brasileiras, segundo o Instituto Data Popular. E com esse sonho vem a...
Lazer

4 vantagens de morar em um edifício com área de lazer completa

Condomínios com área de lazer completa já são uma prioridade dos clientes do mercado imobiliário. Com cada vez mais problemas de...