5 dicas para organizar suas roupas em apartamentos compactos



Coliving

Se tem um tema que é de interesse da maioria dos moradores (ou futuros moradores) de apartamentos compactos é o da organização de roupas.

Seja o imóvel de dois, três ou até quatro quartos, o fato é que com o fenômeno do encolhimento dos apartamentos nos últimos anos, o tamanho dos cômodos também precisou ser adaptado.

Já até falamos neste post aqui sobre essa tendência, ao citar que em um período de 11 anos, a metragem dos imóveis diminuiu 29,5 metros na região metropolitana do Recife.

Bom, então se você mora ou pensa em morar em um apartamento compacto, separamos algumas dicas muito importantes para você organizar suas roupas – e ainda sobrar espaço no armário!

1. Invista em móveis com baús embutidos

Os móveis com baús embutidos são a salvação para apartamentos compactos, pois eles exercem múltiplas funções, economizando espaço e servindo como belos itens de decoração.

Nesse caso, eles podem servir para você guardar roupas de cama, sapatos e peças fora da estação.

Exemplos de móveis com baú embutido:

  • Cama box baú;
  • Recamier / calçadeira baú;
  • Pufes baús;
  • Baús como objetos de decoração.

Eis algumas inspirações:

2. Utilize acessórios de organizar as roupas dentro dos armários

Dentro dos armários, nada melhor do que organizar as roupas com acessórios, como cestos e divisórias. Dessa forma, eles permanecem em seus devidos lugares e o móvel permanece sem a sensação de estar “entulhado” de coisas.

Exemplos de acessórios:

  • Colmeias: feitas em madeira, papelão, tecido ou acrílico, as colmeias são divisórias pequenas para itens também pequenos, como meias, lenços, roupas íntimas, peças de ginástica, biquínis e sungas. Elas também pode acomodar joias e óculos;
  • Caixas organizadoras e capas: as caixas, as capas e os cestos podem permanecer dentro do roupeiro para acomodar as peças que você não usa com frequência, como as de inverno, as de festa e as difíceis de pendurar ou que ocupam muito espaço.

Algumas ideias:

3. Se for necessário, use araras e cabideiros

Uma solução que também pode te ajudar a organizar suas roupas em apartamentos compactos é investir em araras e cabideiros, caso realmente falte espaço no roupeiro.

Dependendo do tamanho, eles podem ficar até mesmo atrás da porta do quarto ou em um cantinho específico que esteja inutilizado.

Eis algumas ideias:

5. Adote a tendência de armário-cápsula

Analise e responda. O que você prefere: acumular roupas e acessórios em seu apartamento compacto ou investir em uma viagem dos sonhos? E nessa viagem dos sonhos, você prefere levar a bagagem de mão e outras duas malas despachadas ou levar uma única mala apenas com peças que você realmente vai utilizar?

Saiba que está crescendo o número de pessoas que preferem acumular experiências em vez de objetos, adotando um consumo consciente. Daí surgiu uma tendência chamada armário-cápsula. Calma que vamos te explicar.

Esse termo foi criado lá nos anos 1970 por Susie Faux, uma inglesa dona de uma loja chamada Wardrobe. E foi em 2013 que esse conceito se popularizou por conta da blogueira norte-americana Caroline Rector, que adotou o armário-cápsula e relatou suas experiências.

Bom, o conceito é simples: você sobrevive muito bem durante três meses com apenas 30 peças (incluindo bolsas e sapatos) em seu armário. Nessa conta não entram roupas de dormir, roupas íntimas, de ginástica e acessórios.

A ideia do armário-cápsula é você viver com poucos itens – que sejam versáteis e práticos – que se misturam entre si e criam looks que você se sente confortável e feliz em usar.

Mas por que 3 meses? Por conta das estações do ano. A cada três meses, com a mudança de estação, você cria um novo armário-cápsula, ou seja, substitui as peças anteriores por outras 30 peças para utilizar na nova estação.

Eis um exemplo de um armário-cápsula de primavera da redatora curitibana Silvia Henz, que divulga o conceito em sua página no Instagram:

Algumas dicas para você começar a criar o seu:

  • Comece selecionando 10 peças que você mais usou nos últimos 15 dias – pois elas te darão a noção do que você realmente usa, além de notar as cores que se repetem para você criar a sua própria cartela de cores;
  • Selecione as 30 peças da estação – incluindo roupas, sapatos e bolsas. As demais dessa estação podem ser doadas, vendidas e outras (poucas) mantidas para emergência. Mas somente as 30 peças ficarão expostas em seu armário;
  • Lembre-se que um armário-cápsula são 30 peças por estação, num total de 90 peças. As 30 permanecerão expostas e as demais guardadas;
  • Comprou uma peça nova? “Elimine” uma (seja vendendo ou doando). Isso evita que você volte a acumular coisas que não usa;
  • Não tenha “roupas de ficar em casa”, ou seja, aquelas velhas, descosturadas e que você até usa como pijama;
  • Determinada peça se desgastou? Substitua. Por isso é importante você adquirir roupas de qualidade, com tecidos duráveis e que permaneçam com você por várias estações.

Gostou das dicas de organizar suas roupas em apartamentos compactos? Então você vai gostar desta também: como aproveitar espaço nesse tipo de imóvel. Até a próxima!


Compartilhe esse conteúdo nas redes:

PUBLICIDADE Absoluto – Pronto para Morar

Leia Também

Mercado

Corretor de imóveis: como escolher seu corretor de imóveis?

Já explicamos anteriormente que vale a pena comprar ou vender o seu apartamento por meio de um corretor, por toda capacitação que ele...
Economia

Custos de condomínio: Como posso me preparar?

Os custos de condomínio são parte importante da decisão de morar em um apartamento. Vantagens como área de lazer, vagas reservadas de...