Casas inteligentes com automação residencial



Tecnologia

Estamos na era da tecnologia e cada vez mais ela substitui mecanismos, antes manuais, para melhor atender aos seus usuários, trazendo praticidade, agilidade, conforto e economia.

O conceito de Automação Residencial é a integração entre diversos equipamentos motorizados e automatizados conversando entre si. O ideal é que se construa a casa já pensando na automação, desta forma o projeto tecnológico integra-se com o projeto arquitetônico e elétrico harmoniosamente. A tecnologia traz inúmeros benefícios para as residências, a começar pela sustentabilidade, pois evita que as lâmpadas sejam acesas enquanto houver a luz do dia, desta forma permite controlar gastos desnecessários com a energia. Medidas de segurança, automação de torneiras e persianas, a interação entre áudio e vídeo, controlar a umidade dos ambientes e ainda auxiliar nos cuidados com crianças e idosos através de câmeras de monitoramento são algumas das ações possíveis a partir do projeto instalado.

 

E quando a casa já está pronta? Bom, tudo depende da fiação do imóvel, neste caso deve-se consultar um eletricista e até mesmo o seu arquiteto, a fim de estudar e viabilizar as ideias do projeto. É importante verificar as necessidades de cada família, bem como fazer um levantamento dos custos. Os valores para se ter uma casa inteligente não são tão altos como algumas pessoas imaginam.

Uma das novidades da automação é a biometria, ou seja, o proprietário pode controlar todo o sistema com os dedos, basta cadastrar as tarefas e será possível acionar tudo com as próprias mãos. Outro detalhe muito interessante da biometria é a segurança, nenhuma pessoa sem cadastro no sistema conseguirá acessar ou controlar qualquer função da casa. A modernidade também já nos permite acessar todos os dispositivos através de celulares e tablets, facilitando ainda mais a vida dos moradores.

Além de toda a praticidade que a automação residencial pode proporcionar, ela também pode valorizar o imóvel. Imagine uma casa aonde tudo funciona com apenas um click, receber a visita e acionar o som ambiente ao mesmo tempo ou programar a irrigação do jardim para o melhor horário do sol, mesmo que não esteja em casa. Estas e outras funções trazem oportunidades e bem estar a todos que usufruem do sistema de tecnologia residencial. O design dos keypads, sensores e pulsadores facilmente se integram com diversos estilos de decoração para que a elegância esteja presente em qualquer ambiente.

Texto Daniele Buosi | Agência MayPress.

Fontes: Elite casas Inteligentes, Tec Mundo e Scenário Automação Residencial.


Compartilhe esse conteúdo nas redes:

PUBLICIDADE Absoluto – Pronto para Morar

Leia Também

Mercado

Corretor de imóveis: como escolher seu corretor de imóveis?

Já explicamos anteriormente que vale a pena comprar ou vender o seu apartamento por meio de um corretor, por toda capacitação que ele...
Sustentabilidade

Projeto residencial com sistemas de reutilização de água é a nova tendência em sustentabilidade

A escassez de água é um dos grandes problemas da nossa atualidade. Cada vez mais a natureza e o mundo pedem socorro e uma das formas de...